Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
segunda-feira , novembro 19 2018
Últimas Notícias

Tutorial – Como Analisar mais de 327 Bilhões de sites hospedados na Internet

Olá pessoal do leitor, hoje lhes trago um tutorial ensinando como coletar informações de qualquer site hospedado na internet, lembrando que o conteúdo desde tutorial para fins educacionais dentro da área de Segurança da Informação, pois sabemos que tudo que se esta na internet nunca sai da internet, o site armazena em cache, o que é cache Ogeid?, é nada mais onde são armazenados os dados temporários de navegação, para agilizar o acesso aos sites visitados anteriormente. Pronto agora sim compreende, hoje iremos explorar um site baste útil chamado de Wayback Machine, o site  Começou armazenar dados em cache desde 1996, arquivando a própria Internet na época como jornais, blogs, conteúdos que ninguém achava importante a cerca de 20 anos, e por meio desse projeto hoje podemos acessar informações de todos os site desde sua criação até os dias atuais.

O que é a Wayback Machine Ogeid?

O Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos, está construindo uma biblioteca digital de sites da Internet e outros artefatos culturais em formato digital. (archive.org)

Atualmente trabalha com 450 bibliotecas e outros parceiros por meio de um programa chamado Archive-It seus arquivos contêm:

  • 279 bilhões de páginas da web
  • 11 milhões de livros e textos
  • 4 milhões de gravações de áudio (incluindo 160.000 shows ao vivo )
  • 3 milhões de vídeos (incluindo 1 milhão de programas de notícias de televisão )
  • 1 milhão de imagens
  • 100.000 programas de software

Bom resumindo tudo o contexto histórico, o Wayback Machine, arquiva muitas informações valiosas em cache, um Big Data de site que já foram atualizados e continuam online, hoje quero mostrar a vocês dois exemplos, o histórico do Fórum guia do hacker como evoluiu ate o momento.

Vamos ao tutorial depois dessa longa e exaustiva introdução a Wayback Machine.

1º passo: entrar no site: LINK e Digitar o link do site que se quer analisar exemplo: http://forum.guiadohacker.com.br link do nosso fórum. Ilustração na figura 01 abaixo.

2º passo: com o link já ativo você pode observar uma linha do tempo do ano 1996 a 2018 conforme figura ilustrada. Escolha uma em especifico. você tem que analisar ano 2009, pois onde conter uma barra escura parecido a um gráfico, pois a partir dessa barra o site começou a capturar dados cache, ou seja ele foi criado.

3º passo:  após verificar o ano onde começa a aparecer o cache, vamos a uma data especifica você pode observar que existe um calendário na parte inferior onde estiver um circulo no nosso exemplo 13 de Dezembro de 2009, pois nessa data vamos observar como era o fórum.

4º Passo: agora vamos explorar o fórum como era em 2009, ira aparecer algo como a figura abaixo:

Bom, espero que lhes tenha sido útil, um forte abraço a todos. Ai fica a critérios dos senhores para explorar o site Wayback Machine. Visitem o Fórum guia do hacker para tirar suas duvidas a respeito de segurança da Informação entre outros conteúdos relacionados a computação.

By: The Ogeid

Sobre The Ogeid

Técnico em Redes de computadores e Cursando ensino superior em Administração UFAM, Faz parte da equipe da imprensa do fórum guia do hacker além tradutor. "Todo Conhecimento esta na Web"
Free WordPress Themes - Download High-quality Templates