quarta-feira , julho 26 2017
Últimas Notícias

Saiba como encriptar o seu iPhone ou Android

A confidencialidade da informação é uma questão que tem abalado o mundo. O recente caso do desbloqueio do iPhone de San Bernardino pelo FBI e o caso Panama Papers alertaram a consciência até dos mais desligados da tecnologia.

Para tornar os seus dados mais seguros, os dispositivos iOS e Android dispõem de encriptação. Saiba aqui como a ativar de forma a garantir a sua privacidade.

IPHONE

A ativação da encriptação dos dados no iPhone é bastante simples. Assim que é definido um PIN ou palavra passe para o ecrã de bloqueio dos iPhone ou iPad o dispositivo está encriptado. Sem se saber o código de acesso, ninguém o pode desbloquear, o que significa que todos os seus dados pessoais (fotografias, mensagens, emails, contactos e dados de outras aplicações) estão seguros. Obviamente o FBI pode aceder a certos iPhones, mas apenas no caso destes equipamentos se encontrarem incluídos em investigações criminais.

Se não utiliza um bloqueio seguro do ecrã a ativação é simples: ‘Definições’ -> ‘Touch ID e Passcode’. Selecionando ‘Ativar Passcode’ basta inserir um código ou palavra passe forte.

ANDROID

No Android esta tarefa é um pouco mais complicada. Quanto mais recente for o equipamento mais fácil é a sua execução. No caso de equipamentos com a recente versão Android 6.0 Marshmallow temos apenas que seguir um procedimento idêntico ao do iPhone.

Acedendo a ‘Definições’ definimos um código de segurança para o telefone e o dispositivo fica de imediato encriptado.

Nos equipamentos mais antigos, o processo para encriptar o dispositivo é um pouco mais complexo já que a encriptação é manual. Incluídos neste grupo estão modelos como o Galaxy S6 da Samsung e o Moto X Pure.

‘Definições’ -> ‘Segurança’ -> ‘Encriptar dispositivo’.  Se pretender encriptar o cartão microSD também o pode fazer de forma a que os dados possam ser lidos noutro equipamento. Para tal basta seguir o procedimento anterior e selecionar cartão SD.

Segundo os especialistas da CNET há várias questões que apontam para o compromisso da performance dos dispositivos Android com a encriptação de dados. Nos novos dispositivos é um fenómeno praticamente impercetível, mas no caso de equipamentos mais antigos ou com especificações mais elementares os utilizadores rapidamente notarão a diferença.

Fonte: Cnet

Sobre Bruno_menor

Estuda Segurança da Informação desde quando tinha 12 anos, é mantenedor do maior fórum da América Latina de Segurança da Informação, o Guia do Hacker, atua como palestrante e professor na área de Segurança da Informação a mais de 3 anos. Graduado em Web Design e Programação, Pós-Graduando em Segurança da Informação, foi analista de Segurança Senior no Laboratório de Segurança e Sustentabilidade (LABSS).
Free WordPress Themes - Download High-quality Templates