Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
quinta-feira , agosto 16 2018
Últimas Notícias

Mantendo um dispositivo móvel seguro

mobile-phone-security-software

Manter seu dispositivo móvel seguro e longe dos atacantes é uma forma importante proteger sua privacidade. A outra forma é o que pode ser feito para proteger sua privacidade se seu dispositivo cair nas mãos erradas. Neste artigo nós daremos algumas dicas para que você possa manter seu smartphone/tablet longe de invasores, e proteger sua privacidade dos ladrões.

 

Verredura Remota (Remote Wipe)

Remote Wipe é a habilidade de “varrer” seu dispositivo remotamente, caso ele seja roubado ou perdido. Ou seja, apagar todos os dados e/ou deixá-lo inutilizável.

O roubo de celulares aumentou muito nos últimos anos, principalmente por causa dos lançamentos de novos aparelhos em série, um melhor e mais caro que o outro, fazendo com que alguns estados os Estados Unidos procurassem as transportadores e fazerem com que elas ofereçam outros dispositivos, que sirvam de controle para desativar remotamente o aparelho principal.

Aparelhos Android e iOS já vêm com um sistema de proteção anti-furto, e nós sugerimos que você configure-o o quanto antes. Também é possível achar outros aplicativos (e até melhores) disponibilizados gratuitamente (alguns são pagos) na Apple Store ou Google Play.

Uma coisa importante de se fazer antes de apagar todos os dados é fazer o backup de tudo, sendo imagens, contatos ou arquivos importantes e que você precise. A maioria dos smartphones atuais já contam com softwares de backup como iCloud ou Google Backup.

Desativar o celular remotamente pode salvar seus dados de cair em mãos erradas.

Desativar o celular remotamente pode salvar seus dados de cair em mãos erradas.

 

Utilizando senhas

Ter o aparelho perdido ou roubado pode aumentar significativamente o risco de você ter seus dados roubados, bem como conversas, contatos, informações pessoais, fotos, documentos e senhas no cache do dispositivo. Portanto, é extremamente recomendável que você utilize senhas/pins/padrões para manter pessoas indesejáveis longe do seu dispositivo.

Aparelhos Android oferecem a opção de desenhar um padrão na tela, que utiliza um algoritmo extremamente forte, e impossível de quebrar manualmente (visto que são incontáveis possíveis padrões, e que o celular bloqueia depois de tentativas falhadas). Também é possível utilizar senhas com letras, números e caracteres especiais, aumentando ainda mais sua segurança. Pins de dígitos também podem ser usados, embora possam ser menos seguros.

Padrão Android

Exemplo de padrão difícil de ser descoberto

 

 

Cuidado com Wi-Fi gratis!

Você está no shopping, precisa falar com uma pessoa e não tem crédito para ligar ou acessar a internet. Porém, você acaba de receber uma notificação de que há uma rede wi-fi disponível, e que não requer senha para acessar. O que você faz? Entra na rede e loga em seu Facebook? NÃO! Nunca é bom fazer login em qualquer tipo de sistema utilizando redes não confiáveis, e ainda mais gratuitas e disponíveis para todos. Qualquer um com um pouco de conhecimento consegue instalar um sniffer e obter todo o tráfego da rede, incluindo sua senha (caso a conexão não esteja criptografada), conversas e etc.

Evite fazer logins importantes usando Wi-Fi  gratuito e livre.

Evite fazer logins importantes usando Wi-Fi gratuito e livre.

Criptografia

Ter os seus dados criptografados é uma camada a mais de segurança se o seu dispositivo cair nas mãos erradas.

As últimas versões do iOS e Android agora tem criptografia ativada por padrão, que faz com que todos os dados do seu dispositivo fiquem ilegíveis, caso alguém tente acessá-los de fora. Versões antigas desses sistemas operacionais também contam com esta proteção, porém, ela vem desabilitada de fábrica, e é necessário ativá-la manualmente. Existem também aplicativos que fazem este trabalho.

Criptografe seus dados!

Criptografe seus dados!

 

 

Seguindo esses passos, você cria uma grande barreira entre sua privacidade e as pessoas do mundo à fora. Todas essas medidas de segurança podem parecer estranhas de início, mas é um investimento que vale a pena, mesmo que apenas um pouco.

Traduzido e editado por Nicholas Ferreira.

Fonte: MalwareBytes

Sobre Nicholas Ferreira

Sou amante de informática desde criança, tive meu primeiro contato com hacking aos 12 anos, e desde essa data eu venho estudando cada vez mais as diversas áreas da segurança da informação. Tenho certificados de cursos de PHP, Visual Basic, e atualmente estou estudando Análise de Malwares.
Free WordPress Themes - Download High-quality Templates