segunda-feira , outubro 23 2017
Últimas Notícias

Ataque hacker atinge várias Pools de Mineração

Já faz um tempo desde que vimos pela última vez um grande problema que afetam as pools de mineração de criptomoedas. Não é incomum que uma ou duas pools experimentem problemas em algum momento. Neste caso, no entanto, algumas pools diferentes foram impactados devido a um problema com o software de mineração. Várias altcoins são afetados por este problema, incluindo Verge e VertCoin.

O software da Pool prova ser um grande problema

A partir de agora, ainda não está claro o que aconteceu exatamente com as pools de mineração afetadas. O site da YiiMP exibe uma mensagem indicando que o software da pool de mineração código aberto (open source) foi hackeado. Parece que muitas pools de mineração de altcoins dependem desse código para os seus backends, embora não esteja claro quantas pools foram diretamente afetadas por esse hack. Várias pools estão relatando problemas súbitos com o software de pool de mineração, por isso é possível que muitas plataformas sejam afetadas.

Entre as pools que relataram problemas estão a Zpool e HashRefinery. Ambas as empresas estão atualmente em manutenção sem ETA sobre quando essas plataformas voltarão online. Nunca é bom ver vários pools de mineração sofrerem este tipo de problema, embora não tenhamos detalhes específicos sobre a causa exata do próprio hack. Parece que o software foi comprometido de tal forma que os pagamentos da pool de mineração foram redirecionados para um endereço diferente.

Felizmente, parece que o HashRefinery não sofrerá muito com essa questão. A empresa desabilitou os servidores do stratum por agora e tem fundos em carteiras frias (cold wallets) para cobrir os pagamentos em falta. O dinheiro não será enviado para a sua carteira quente (hot wallet) tão cedo, porém, como a equipe ainda está investigando o que está acontecendo exatamente. Eles querem ter certeza de que ninguém pode acessar o dinheiro uma vez que é transferido para a carteira quente (hot wallet). É uma decisão inteligente, embora uma que possa causar alguns atrasos de pagamento.

De acordo com o site YiiMP, o método de hacking envolvido aqui é bastante embaraçoso. Muito dinheiro foi roubado de várias pools de mineração e endereços, e as altcoins afetadas incluem Auroracoin, Vertcoin, e Verge. A única moeda ainda segura por enquanto, é a Decred. Este ainda é um relatório preliminar e não uma lista completa do que aconteceu exatamente. É possível que dezenas de outras moedas também possam ser afetadas por esse hack.

Esta é mais uma demonstração de como os cibercriminosos continuarão a atingir o ecossistema de criptomoedas. Dado o aumento de valor no Bitcoin e praticamente todas as altcoins, não é inteiramente chocante que os criminosos desejem obter criptomoedas para seus próprios objetivos nefastos. Há muito dinheiro em volta das moedas digitais atualmente e as pools de mineração podem revelar-se um elo fraco na cadeia.

Até que possamos saber os detalhes exatos, não há nenhum ponto real em especular a respeito de como essas questões foram facilitadas em primeiro lugar. Tudo o que sabemos com certeza é que alguém se aproveitou de uma brecha de segurança e usou-o para seu beneficio próprio. É impossível dizer o quanto o valor foi efetivamente roubado através deste hack, já que as ramificações completas desta violação ainda não foram compreendidas. Este é um desenvolvimento muito problemático, para se dizer no mínimo.

 Fonte: Studio Bitcoin

Sobre Wagner Marcelo

Colaborador no laboratório de segurança e coordenador do grupo de startups da PUC-SP.
Free WordPress Themes - Download High-quality Templates