Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
quarta-feira , Abril 25 2018
Últimas Notícias

PlaNet, a rede neural do Google pode dizer o local de qualquer foto

A rede neural do Google, uma máquina de aprendizagem profunda chamada PlaNet, treinada com 126 milhões de imagens acompanhada de seus dados EXIF, possui a habilidade “sobre-humana” de identificar a localização de quase qualquer foto.

Para treinar a rede neural, a equipe começou dividindo o mundo em 26.000 quadrados com base em quantas fotos existem em uma área. Por exemplo, existem mais fotografias tiradas nas grandes cidades, por isso, a resolução da grade é muito mais densa naquelas áreas.

mundo-grade-google

De acordo com Tobias Weyand, responsável pela visão de computador no Google e criador do PlaNet, a máquina pode identificar a localização quando ela é alimentado com uma foto ou fornecer um provável local baseado em sua memória composta de 91 milhões das imagens.

A equipe testou PlaNet usando 2,3 milhões de imagens do Flickr e ela foi capaz de localizar 3,6% delas com “precisão de rua” e outra de 10,1% com precisão a nível de cidade. PlaNet também pode determinar o país de origem de 28,4% e o conteúdo de 48%.

“PlaNet tem uma vantagem sobre os seres humanos, porque ela tem visto muitos mais lugares do que qualquer pessoa e aprendeu sinais sutis de diferentes fotos que mesmo para um ser humano bem-viajado seriam difíceis para distinguir”, disse Weyand.

O executivo do Google explicou que PlaNet poderia até mesmo localizar imagens tiradas dentro de casa usando fotos de álbuns com dados de localização.

A máquina neural requer apenas 377 MB de espaço e poderia ser facilmente instalada em smartphones ou tablets; ou vir integrada na próxima geração do Android.

rede-neural-google

Fonte: Google Discovery

Sobre Bruno_menor

Estuda Segurança da Informação desde quando tinha 12 anos, é mantenedor do maior fórum da América Latina de Segurança da Informação, o Guia do Hacker, atua como palestrante e professor na área de Segurança da Informação a mais de 3 anos. Graduado em Web Design e Programação, Pós-Graduando em Segurança da Informação, foi analista de Segurança Senior no Laboratório de Segurança e Sustentabilidade (LABSS).
Free WordPress Themes - Download High-quality Templates