quarta-feira , Janeiro 17 2018
Últimas Notícias

Inventor do e-mail, Ray Tomlinson morre aos 74 anos

O engenheiro americano foi o primeiro a enviar um e-mail e acrescentou o sinal de “@” nas mensagens virtuais.

Um dos criadores do e-mail, o engenheiro Ray Tomlinson morreu neste sábado, 5, aos 74 anos, após sofrer uma parada cardíaca em sua casa nos Estados Unidos. Tomlinson foi a primeira pessoa a enviar uma mensagem virtual por um sistema de conversas — o e-mail — e foi ele quem acrescentou nos nomes dos destinatários o símbolo “@”, tornando a linguagem oficial.

A notícia de que um dos pais do serviço de mensagens virtuais havia morrido foi dada no Twitter por Vint Cerf, um dos fundadores da internet. Apesar da imprensa local afirmar que a morte foi causada por ma parada cardíaca, não há confirmações pela família, hospital ou amigos.

A primeira mensagem da história  foi enviada por Tomlinson em 1974, quando o  engenheiro trabalhava para a firma de pesquisas Bolt, Beranek and Newman, em Boston, nos EUA. A empresa foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento do Arpanet, a rede de computadores voltada para uso militar e criada em 1969, antes da existência de uma rede de uso comercial.

Tomlinson, que dizia não se lembrar do conteúdo da primeira mensagem, foi enviado enquanto ele desenvolvia o primeiro serviço de comunicação por mensagens entre diferentes computadores — ou seja, o avô do e-mail.

Além de enviar o primeiro e-mail e criar esta nova forma de comunicação, o engenheiro também acrescentou o símbolo “@”, que não era usado no vocabulário inglês da época. A ideia era que o “@” simbolizasse a preposição “at”, indicando que um usuário de e-mail estava  em uma determinada instituição ou empresa de mensagens.

Ele também criou os campos “De”, “Para” e “Assunto”, que estão presentes nos e-mails até hoje.

História. Ray Tomlinson nasceu em Nova York, em 1941. Estudou engenharia elétrica, fez estágio na IBM e se formou em 1963, indo fazer, em seguida, uma especialização na área no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Fonte: Estadão

Sobre Bruno_menor

Estuda Segurança da Informação desde quando tinha 12 anos, é mantenedor do maior fórum da América Latina de Segurança da Informação, o Guia do Hacker, atua como palestrante e professor na área de Segurança da Informação a mais de 3 anos. Graduado em Web Design e Programação, Pós-Graduando em Segurança da Informação, foi analista de Segurança Senior no Laboratório de Segurança e Sustentabilidade (LABSS).
Free WordPress Themes - Download High-quality Templates