Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
quarta-feira , outubro 17 2018
Últimas Notícias

Brexit – Petição para novo referendo atacada por bots

No mínimo 77.000 registos foram feitos por robô, indicando locais aleatórios mas improváveis de residência.

No mínimo 77.000 registos foram feitos por robô, indicando locais aleatórios mas improváveis de residência.

A petição pública online do parlamento Britânico para a realização de novo referendo foi atacada por “robots” que fizeram milhares de registos falsos.

A democracia do Reino Unido tem alguns aspetos peculiares: o próprio parlamento faz a gestão das petições que lhe são dirigidas. Ao atingir 100.000 nomes válidos, os parlamentares vão ter de incluir aquele assunto da petição na sua agenda de trabalhos.

A tão falada petição ao parlamento britânico para a realização de um novo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia conta neste momento com perto de 4 milhões de subscritores (um recorde absoluto na história das ilhas ), mas uma quantidade ainda não totalmente determinada é falsa, no mínimo 77.000 nomes, segundo a Comissão da Câmara dos Comuns que supervisiona as petições.

A burla foi descoberta quando um número invulgar e estatisticamente impossível de registos estavam associados a residentes no estrangeiro a viverem em cidades como o Vaticano, ou países como a Coreia do Norte, ou outros locais aleatoriamente escolhidos pelos bots.

Claro que nada tira a validade da petição, que só nas primeiras duas horas já contava com o número suficiente para subir ao parlamento.

Na base do problema está simplesmente o facto de ninguém se ter lembrado de instalar na página oficial de petições do parlamento um sistema de deteção de robots, os sempre irritantes sistemas tipo “captcha” que pedem a quem preenche um formulário online que detete visualmente um padrão de letras ou números em imagens confusas e dificilmente interpretadas por máquinas.

Este ataque, que é relativamente inofensivo, não fosse o facto de embaraçar os “guardiões” da mais antiga democracia do mundo, foi reivindicado pelo grupoAnonymous associado ao site 4chan, que no passado já foi indicado como autor de diversos ataques de atavismo político.

Muito provavelmente o leitor não elegível para o registo da petição, mas se tiver tentado a dar uma ajudinha é nesta página:

https://petition.parliament.uk/petitions/131215/

Fonte: itchannel

Sobre Bruno_menor

Estuda Segurança da Informação desde quando tinha 12 anos, é mantenedor do maior fórum da América Latina de Segurança da Informação, o Guia do Hacker, atua como palestrante e professor na área de Segurança da Informação a mais de 3 anos. Graduado em Web Design e Programação, Pós-Graduando em Segurança da Informação, foi analista de Segurança Senior no Laboratório de Segurança e Sustentabilidade (LABSS).
Free WordPress Themes - Download High-quality Templates