segunda-feira , outubro 23 2017
Últimas Notícias

3 famílias imperam no malware de Android

Os mais recentes estudos da Check Point revelam que pela primeira vez o malware para dispositivos móveis integra a lista das dez famílias com maior prevalência no ataque a redes e dispositivos empresariais. Durante o mês de  Fevereiro, três famílias imperaram no malware para Android, segundo o fabricante: HummingBad, AndroRat e Xinyn.

O HummingBad ocupou a sétima posiçao entre o malware mais comum utilizado para realizar ataques contra redes e dispositivos de empresas, colocando a ameaça do sofware nocivo móvel no centro das atenções. Descoberto pelos investigadores da Check Point, o HummingBad ataca dispositivos android estabelecendo um rootkit persistente, um programa malicioso oculto ao controlo do administrador ou utilizador e que activa privilégios para o atacante.

O objectivo do HummingBad é interceptar informação empresarial. No que se refere a malware dirigido a dispositivos móveis.

E tal como nos meses precedentes, houve uma maior prevalência de ataques contra dispositivos Android do que contra iOs. “O rápido aumento dos ataques do tipo HummingBad é um perigo real para empresas de todos os sectores e tamanhos, e demonstra o risco grave que se corre ao não proteger os dispositivos móveis dos colaboradores das organizações” comenta Rui Duro, Sales Manager da Check Point para Portugal.

As características das três famílias mais comuns:

Hummingbad – software nocivo para Android que estabelece um rootkit persistente no dispositivo, instala aplicações fraudulentas e permite atividades maliciosas adicionais, como key-logger, roubo de credenciais;

AndroRAT ‒  malware capaz de se camuflar e instalar como uma aplicação móvel legítima sem o
conhecimento do utilizador, o que permite ao cibercriminoso tomar o controlo remoto total do dispositivo;

Xinyin ‒  trojan do tipo clicker que realiza fraude de cliques, sobretudo em sites de origem chinesa.

Fonte: computerworld

Sobre Bruno_menor

Estuda Segurança da Informação desde quando tinha 12 anos, é mantenedor do maior fórum da América Latina de Segurança da Informação, o Guia do Hacker, atua como palestrante e professor na área de Segurança da Informação a mais de 3 anos. Graduado em Web Design e Programação, Pós-Graduando em Segurança da Informação, foi analista de Segurança Senior no Laboratório de Segurança e Sustentabilidade (LABSS).
Free WordPress Themes - Download High-quality Templates