sábado , outubro 21 2017
Últimas Notícias

O que é vírus de computador? O que é Malware?

Introdução

Uma das principais questões hoje em dia que muitas pessoas confundem é o termo vírus de computador. Dessa forma estou criando este artigo somente para deixar claro o que é de fato um vírus de computador e para explicar isso também será necessário falar sobre Malware.

 

O que é Malware?

Malware vem da junção Malicious + Software, que pode ser traduzido como Software malicioso. Trata-se de uma classificação genérica de qualquer programa de computador malicioso, que tente realizar atos contra o usuário/sistema ou até realizar ações não autorizadas/solicitadas pelo usuário.

Atualmente existe a disciplina ou área chamada de análise de Malware que tem como principal objetivo, analisar arquivos (artefatos) ou ou sistemas a fim de identificar um Malware, saber como ele funciona ou se comporta para que seja possível encontrar meios de remove-lo do sistema, identifica-lo posteriormente, saber como entrou, quem criou e fortalecer o sistema contra determinada ameaça. Existem sim casos de se utilizar isto para o mal, como descobrir como funciona, para que tenha base para criar outro melhor, mas não focaremos neste aspecto aqui.

A análise de Malware é utilizada pelas empresas de antivírus principalmente, já que sabendo como identifica-lo e como ele funciona, basta apenas criar um programa que o identifique e remova.

Malware possuem várias subdivisões e taxonomias, mas que atualmente na prática, isto não tem sido tão bem padronizado pelas empresas de antivírus, mas as ramificações são:

Malwares
├Vírus
├Worm
├Joke
├Scareware
├Spam
├Time bomb
├Wabbit
├Rootkit
├Backdoor
├Adware
├Dialer
├Hijacker
├Ransomware
├Trojan
├Spywares
|   ├RAT
|   ├Keylogger
|   └ Screenlogger
└Hacktools
├Brute force
├Sniffer
├Joiner
├Port scanner
└Exploit frameworks

Essas definições não seguem padrão rígido e pode haver certa redundância de acordo com o autor, mas como se pode ver, Malware é uma denominação genérica para qualquer software malicioso e vários outros abaixo dele, são um tipo de Malware mais específico, que são classificados de acordo com a sua funcionalidade.

É importante ressaltar que não existe um programa único chamado Trojan por exemplo. Seria apenas uma classificação que nem quando falamos de editores de texto, existem vários de formas diferente, é apenas uma classificação de acordo com o que fazem.

 

O que é vírus de computador?

Vírus de computador é um Malware que tem como característica de se replicar infectando outros arquivos do computador, ou seja, ele cria uma cópia de si mesmo e insere esse código em um outros arquivos, geralmente no início ou final do arquivo, fazendo com que quando alguém clicar naquele arquivo contaminado, o mesmo contamine a máquina. O objetivo da contaminação do vírus é justamente poder infectar outras máquinas, que nem quando antigamente colocávamos o pendrive no computador da faculdade (o vírus contaminava os nossos arquivos) e colocávamos depois em nossa máquina em casa e o computador era infectado.

A forma do vírus se replicar é de fato arcaica, sendo um dos primeiros Malwares a serem criados e que ficou muito popular na época em que se começou, mas ele não era o único, tinham outros, no entanto acabou que criou a sua fama e no linguajar popular as pessoas se referenciavam vírus como se fosse em sia a palavra Malware, o que pode ser classificado como uma metonímia no português que é: “… figura de linguagem que consiste no emprego de um termo no lugar de outro, devido a relação de semelhança ou possível associação entre eles. Em suma, metonímia é o emprego de uma palavra por outra que a recorda”. Este é o mesmo caso das pessoas confundem bombril (marca) com palha de aço.

Com base nisso podemos ver que muitas pessoas, inclusive a mídia comentem esse erro. Sendo Malware o termo mais apropriado na maioria dos casos, já que se refere a qualquer tipo de software malicioso e vírus algo mais específico, que inclusive são muito raros hoje em dia de se encontrar in the wild (Malware encontrados na vida real efetivamente na prática).

Um fato interessante sobre o antivírus é que tecnicamente deveriam ser chamado de anti-malware, tanto que alguns como Malwarebytes diz em seu site que ele é uma solução antimalware. A questão do nome antivírus segundo alguns atores, seria mais uma questão de marketing, pois o nome vírus era muito popular e atrativo para o público que não sabia dos aspectos técnicos. Obviamente se o antivírus de fato só pegasse vírus kkkk isso seria um enorme problema para nós.

Algumas pessoas tinha a crença que vírus poderia ser algum tipo de vírus real (biológico) que só infectava computadores, mas claro que isso não é real, tratasse apenas de software. O motivo pelo qual ganhou esse nome é pelo ser comportamento ser similar ao de um vírus biológico que se replica e contamina outras células do organismo alvo.

 

Sobre NullS3c

Possuo especialidade na área de computação forense. Mais informações sobre mim poderá ver em: https://www.linkedin.com/in/victor-cunha-8753073b/
Free WordPress Themes - Download High-quality Templates